Bem vindo ao site pauloferreira.pt. Esta página e todos os seus conteúdos são propriedade de Paulo Ferreira. Encontrará temas relacionados com a sua actividade profissional, nomeadamente a informática, o AutoCAD, o Revit, o Civil 3D ou o 3ds max, a fotografia e o timelapse.

Video do Porto em Timelapse ganha prémio internacional

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Anima Luminaria  ganhou o segundo prémio na categoria de Places In History Tourism Film no Festival Internacional de Cinema Finisterra Arrábida

Num vídeo em time-lapse, o fotógrafo e produtor Paulo Ferreira, desmonta a ideia de um Porto a preto-e-branco para mostrar a cidade da cor e da luz, singular na sua coleção de claraboias e lanternins.
Em menos de sete minutos, transita entre várias cores que pintam a paisagem tripeira. O melhor mesmo é veres com os teus próprios olhos! Mais informação em https://webook.pt/blog/2017/06/05/video-do-porto-em-timelapse-ganha-premio-internacional/#sthash.HXdl545e.dpbs

Livro Patagónia - A Ponta Do Mundo

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

No dia 3 de novembro de 2017, pelas 21H30 no auditório Municipal de Gondomar, será lançado o meu primeiro livro de fotografia, no qual partilho as memórias da minha aventura por terras da Argentina e Chile, seguido da estreia oficial do documentário curto na técnica de timelapse “Patagónia – A Ponta do Mundo”. Este filme contém uma mensagem muito atual, uma vez mais com narração de Conrad Harvey: a preservação do planeta Terra e a necessidade de cada um de nós tomar decisões, antes que seja muito tarde para fazer regredir as alterações climáticas.
Como a  maioria já sabe, sou técnico de informática, mas os meus tempos livres são dedicados quase por inteiro à exploração da técnica do “timelapse” aplicada a filmes.
Nos últimos dez anos, os meus vídeos têm-vos levado à Noruega, ao Parque de Natureza de Noudar, ao Parque Natural do Alvão, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, ao Douro Internacional, Marvão, Gondomar e Porto.
Premiado frequentemente em concursos nacionais e internacionais, o meu vídeo “Nordlys – the northern lights” foi distinguido, em 2016, com dezenas de prémios internacionais e um Óscar do Hollywood International Independent Documentary, nas categorias de melhor documentário e melhor fotógrafo na técnica de “timelapse”. O filme, com mais de nove mil fotografias e narração do norte-americano Conrad Harvey, é dedicado às auroras boreais, um fenómeno natural que só é possível visualizar em locais de pouca iluminação artificial, como é o caso das zonas acima do Círculo Polar Ártico.
Este ano, viajei por terras da Argentina e Chile e, no próximo dia 3 de novembro, no Auditório Municipal de Gondomar, lanço um livro de fotografia, das memórias da minha aventura, imediatamente antes da estreia oficial do documentário curto na técnica de timelapse “Patagónia – A Ponta do Mundo”. Mais informação relativa ao evento, pode ser encontrada em: http://www.cm-gondomar.pt/frontoffice/pages/263?event_id=668

Paulo Ferreira no Porto Canal

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Foi com enorme satisfação que recebi um convite para estar presente no programa "Grandes Manhãs" do Porto Canal. O objectivo era falar sobre os meus trabalhos na técnica de timelapse e ao mesmo tempo dar a conhecer o meu próximo projecto que terá lugar na Patagónia algures entre o Chile e a Argentina.

O resumo da entrevista pode ser visto aqui:

http://portocanal.sapo.pt/um_video/6LlDa5bYVlsFlPsDh5Jg/

Patagónia - A Ponta Do Mundo

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Chegou o momento de vos dar a conhecer o meu novo projeto na técnica de timelapse e que pretendo realizar este ano a latitudes próximas do Polo Sul. Certamente que se lembram do meu anterior trabalho intitulado “NORDLYS” (https://vimeo.com/163109296) e que foi largamente premiado um pouco por todo o mundo. Nos dias de hoje é obrigatório falar-se sobre a necessidade de preservação ambiental e “olhar para a nossa casa” de uma forma que grande parte dos dirigentes mundiais não conseguem ou não querem. Agora necessito do vosso apoio para conseguir arrecadar uma parte do valor necessário para concretizar este novo trabalho.

Conto com o teu apoio aqui: http://ppl.com.pt/pt/prj/patagonia

Todos os apoiantes receberão um brinde no caso de a campanha ser concluída com sucesso.

Timelapse "Nordlys"

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

  Terra, o nosso planeta, é o único planeta no nosso sistema solar, conhecido por albergar vida.
Todas as coisas que precisamos para sobreviver são-nos fornecidas debaixo de uma fina camada de atmosfera que nos separa do vazio inabitável do espaço.
A Terra é composta por sistemas complexos e interativos que são muitas vezes imprevisíveis.
Ar, água, terra e vida, incluindo os seres humanos, unem forças para criar um mundo em constante mudança e que nos esforçamos por entender.
Tu podes imaginar a nossa Terra sem os seres humanos? Olha para estas paisagens!
Olha para ela! Olha com paixão!

Esta é a Terra ... a nossa casa ... o nosso lugar ... Por favor, mantem-na viva! Olha para ela com paixão ... com a paixão de quem ama ... e preserva-a!
O nosso planeta está numa rotação rápida e o núcleo de níquel-ferro fundido dá origem a um campo magnético, que o vento solar distorce em forma de lágrima.
O vento solar é uma corrente de partículas carregadas, continuamente ejetadas do sol.
O campo magnético não se desvanece para o espaço, mas tem fronteiras bem definidas.
Quando as partículas carregadas do vento solar são capturadas pelo campo magnético da Terra, colidem com as moléculas de ar acima dos pólos magnéticos do nosso planeta.
Estas moléculas de ar, em seguida, começam a brilhar e são conhecidas como as auroras, ou as luzes do Norte e do Sul.
Esta é a Terra ... a nossa casa ... o nosso lugar ... Por favor, mantém-na viva! Olha para ela com paixão ... com a paixão de quem ama ... e preserva-a!
Desliga as luzes e desfruta de um fenómeno único na Terra ... com a paixão de quem ama.
E a Terra é a nossa nave espacial, nosso bonito globo, delicado, dançando elegantemente em torno do sol para uma eternidade finita .. Nossa linda bola de água e ar. É tudo o que temos .... e tudo o que poderemos ter .. compete-nos a nós preservá-la e protegê-la. Porque esta é a nossa única casa... Nosso planeta... Nossa Mãe... Nossa... Terra
Bem-vindo a casa.

Alguns links sobre o filme NORDLYS:

http://www.rtp.pt/noticias/cultura/fotografo-de-gondomar-distinguido-no-festival-internacional-de-documentarios_v944106

http://portocanal.sapo.pt/noticia/93584

http://www.tvi24.iol.pt/cinema/paulo-ferreira/produtor-portugues-recebe-oscar-dos-documentarios

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/produtor_de_gondomar_recebe_em_los_angeles_oscar_do_documentario_independente.html

http://www.hiida.com/may-2016-winners.html

http://ipressglobal.com/paulo-ferreira-ganha-oscar-com-documentario-independente/

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/602834/produtor-de-gondomar-recebe-em-oscar-do-documentario-independente

http://www.ipf.pt/Instantaneo/273

http://www.culturafnac.pt/workshop-timelapse/

http://tmff.net/movies/timelapse-nordlys/

http://www.wherevent.com/detail/IPF-Instituto-Portugues-%E2%80%9CNordlys%E2%80%9D-de-Paulo-Ferreira

https://blog.webook.pt/2016/04/19/instituto-portugues-de-fotografia-apresenta-workshop-de-tecnica-de-timelapse/

https://www.infoporto.pt/pt/evento/nordlys-paulo-ferreira-instituto-portugues-fotografia-2104/

http://ppl.com.pt/pt/prj/timelapse-auroras-boreais

embed video plugin powered by Union Development