No meu site pessoal encontrará diversos temas relacionados com a minha actividade profissional, nomeadamente o AutoCAD, o Revit e o Civil 3D, bem como de lazer, como por exemplo a fotografia e o timelapse. Participe!

Timelapse "Nordlys"

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

  Terra, o nosso planeta, é o único planeta no nosso sistema solar, conhecido por albergar vida.
Todas as coisas que precisamos para sobreviver são-nos fornecidas debaixo de uma fina camada de atmosfera que nos separa do vazio inabitável do espaço.
A Terra é composta por sistemas complexos e interativos que são muitas vezes imprevisíveis.
Ar, água, terra e vida, incluindo os seres humanos, unem forças para criar um mundo em constante mudança e que nos esforçamos por entender.
Tu podes imaginar a nossa Terra sem os seres humanos? Olha para estas paisagens!
Olha para ela! Olha com paixão!

Esta é a Terra ... a nossa casa ... o nosso lugar ... Por favor, mantem-na viva! Olha para ela com paixão ... com a paixão de quem ama ... e preserva-a!
O nosso planeta está numa rotação rápida e o núcleo de níquel-ferro fundido dá origem a um campo magnético, que o vento solar distorce em forma de lágrima.
O vento solar é uma corrente de partículas carregadas, continuamente ejetadas do sol.
O campo magnético não se desvanece para o espaço, mas tem fronteiras bem definidas.
Quando as partículas carregadas do vento solar são capturadas pelo campo magnético da Terra, colidem com as moléculas de ar acima dos pólos magnéticos do nosso planeta.
Estas moléculas de ar, em seguida, começam a brilhar e são conhecidas como as auroras, ou as luzes do Norte e do Sul.
Esta é a Terra ... a nossa casa ... o nosso lugar ... Por favor, mantém-na viva! Olha para ela com paixão ... com a paixão de quem ama ... e preserva-a!
Desliga as luzes e desfruta de um fenómeno único na Terra ... com a paixão de quem ama.
E a Terra é a nossa nave espacial, nosso bonito globo, delicado, dançando elegantemente em torno do sol para uma eternidade finita .. Nossa linda bola de água e ar. É tudo o que temos .... e tudo o que poderemos ter .. compete-nos a nós preservá-la e protegê-la. Porque esta é a nossa única casa... Nosso planeta... Nossa Mãe... Nossa... Terra
Bem-vindo a casa.

embed video plugin powered by Union Development

Workshop de timelapse no IPF Porto

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Workshop de Timelapse - IPF Porto
O timelapse, baseado em fotografia, é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). Alterações que normalmente surgem como subtis aos nossos olhos, como o movimento das nuvens, do sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes.
A técnica de timelapse é hoje bastante usada para os mais variados fins, nomeadamente filmes, publicidade a produtos ou institucional (empresas), divulgação turística, registo de construções de grandes obras, etc.
 
No decorrer do Workshop, serão exploradas ferramentas, técnicas e conceitos envolvidos na criação de grandes vídeos de timelapse. Irá aprender a usar e escolher o equipamento certo, a obter as configurações corretas para a sua câmera, a editar e arquivar as sequências de fotografias.
Durante o Workshop terá a possibilidade de experimentar os equipamentos “Stage One e Stage R” durante as sessões de captura no terreno.

 

AutoCAD 1985-2016

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

É curioso verificar a evolução do ambiente de trabalho do AutoCAD. Coloco aqui duas imagens que retratam como o software era em 1985 e como é actualmente:

 

AutoCAD 2017 - Centro geométrico

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

De entre as numerosas novidades na nova versão de AutoCAD 2017, há uma que gostaria de dar a conhecer. Trata-se da introdução de mais um novo parâmetro nos "Object Snap". Dá pelo nome de "Geometric Center Object Snap" [GCE] e tem como finalidade ajudar o desenhador, ou qualquer técnico de desenho, a encontrar o centro geométrico de uma dada figura, que tenha por base polilinhas fechadas ou poligonos irregulares. Para o efeito surge um novo simbolo (*) sempre que esse ponto é encontrado.

Criação de Menus no AutoCAD

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Porque nos ultimos tempos tenho estado envolvido em implementação de novas formas de trabalhar e que rentabilizem ao máximo o trabalho em AutoCAD, decidi publicar este artigo que retrata uma das valências do software "AutoCAD" ou seja, o facto de ele permitir o desenvolvimento de aplicações que são incorporadas nele próprio. Não são muitos os programas que permitem esta interação entre um dado utilizador "avançado" e o software.
Normalmente a criação de um simples "Menu" de AutoCAD, dispensa grandes conhecimentos em programação, bastando apenas que saibamos quais os recursos básicos para a edição e criação dos arquivos de "Menus".
O primeiro passo a dar neste processo de criação de um "Menu" passa por entender a estrutura dos arquivos de menus para AutoCAD, normalmente identificados pela terminologia (*.mnu).
Vamos então desenvolver um "Menu" que seja "carregado" pelo AutoCAD e que permita a inserção de blocos de uma forma expedita, em qualquer desenho.
A caixa de diálogo de um "Menu" pode apresentar até 20 itens (miniaturas ou "slides" que retratam o bloco), contudo pode conter mais itens, se optarmos por incorporar várias páginas. Muito embora o "Menu" possa ser usado para esta funcionalidade, ele pode ser utilizado em formas mais avançadas se lhe incorporarmos "macros" ou expressões "diesel" ou mesmo código "lisp".

Expedição Auroras Boreais

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Este projecto visa a angariação de apoios que financiem uma parte da minha expedição fotográfica, mais concretamente os custos com a viagem e estadia, a Oslo na Noruega. Serão sete dias de permanência naquela zona do globo, em regiões onde as condições climatéricas são extremas. Contudo a luz das "Northern Lights" serão certamente uma boa recompensa para que eu possa produzir um timelapse que retrate o fenómeno e o possa apresentar a todos os Portugueses. Participa neste projecto! Existem várias contrapartidas para quem contribuir com donativos. Mais informação e contribuições em: PPL — Crowdfunding Portugal ou em: https://www.facebook.com/paulomspf

Prémio Timelapse Showfest Madrid 2015

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Foi com enorme satisfação que soube do prémio que me foi atribuído no festival internacional de timelapse em Madrid "Timelapse Showfest 2015" no passado dia 15 de Novembro. Havia concorrido com o vídeo na técnica de timelapse "Picos de Europa" que pode ser visto em https://vimeo.com/137128754 e foi-me atribuído o "Prémio do Público". Uma honra para mim, uma vez que este trabalho foi realizado para um publico muito particular, ou seja, todos aqueles que gostam de montanha e em especial para todos quanto gostam do contacto com a natureza. Mais informação em: http://www.timelapses.es/timelapseshowfest/?p=897

Gostaria ainda de agradecer a todas as entidades que patrocinaram a realização deste vídeo.

embed video plugin powered by Union Development

Pormenorização em Revit Architecture

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Revit

detalhe revitA pormenorização em Revit tem sido muito discutida entre quem utiliza esta ferramenta de projecto. Há quem diga que afinal (nunca percebi muito bem a surpresa) o programa não pormenoriza convenientemente. É minha opinião que quem pensa desta maneira, pensa erradamente! A verdade é que o software não faz milagres ou não tem um "botão" dos pormenores onde se clica e tudo aparece. A realidade simplesmente me diz que há fomas de conseguir este nível, mas só depois de o utilizador decidir o nivel de pormenorização que deseja dar a cada projecto. É relativamente óbvio que não basta que o programa faça cortes e vistas instantâneas com base nos seus componentes, para que se pense que também desenha a pormenorização nessa extracção de peças desenhadas. O nível de detalhe tem de ser especificado pelo utilizador. Penso até que se foi criando uma ideia de "facilitismo" junto de quem distribui este software que levou a que os profissionais desta área, olhassem para o Revit, desta maneira.

Por outro lado é sabido que o Revit possui uma biblioteca muito extensa de pormenores e com base nestes elementos, poderemos obter pormenores com mais qualidade do que no AutoCAD, pelo simples facto de que esse detalhe é coerente em qualquer momento com as vistas ou cortes. A maior ou menor relativa facilidade com que se trabalham as familias, é muito importante na obtenção dos melhores resultados.

Só faz sentido que se detalhe determinados elementos, se eles forem visiveis numa vista de alçado, corte ou planta. Caso contrário basta que seja anexado um detalhe de AutoCAD numa vista de desenho (Drafting View) e liga-la directamente ao pormenor.

AutoCAD - Blocos dinâmicos

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Recentemente decidi produzir este vídeo, para demonstrar como se usam as funcionalidades paramétricas nos blocos de AutoCAD. Uma ferramenta que quando usada devidamente, proporciona automatismos nos blocos, idênticos aos "parameters" do Revit. Para quem pretende "dominar" o processo de criação de familias no Revit, deveria começar por aprender a usar estas funcionalidades no AutoCAD.

O vídeo pode ser visto aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=TlgS6M1wc_8