No meu site pessoal encontrará diversos temas relacionados com a minha actividade profissional, nomeadamente o AutoCAD, o Revit e o Civil 3D, bem como de lazer, como por exemplo a fotografia e o timelapse. Participe!

Criação de Menus no AutoCAD

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Porque nos ultimos tempos tenho estado envolvido em implementação de novas formas de trabalhar e que rentabilizem ao máximo o trabalho em AutoCAD, decidi publicar este artigo que retrata uma das valências do software "AutoCAD" ou seja, o facto de ele permitir o desenvolvimento de aplicações que são incorporadas nele próprio. Não são muitos os programas que permitem esta interação entre um dado utilizador "avançado" e o software.
Normalmente a criação de um simples "Menu" de AutoCAD, dispensa grandes conhecimentos em programação, bastando apenas que saibamos quais os recursos básicos para a edição e criação dos arquivos de "Menus".
O primeiro passo a dar neste processo de criação de um "Menu" passa por entender a estrutura dos arquivos de menus para AutoCAD, normalmente identificados pela terminologia (*.mnu).
Vamos então desenvolver um "Menu" que seja "carregado" pelo AutoCAD e que permita a inserção de blocos de uma forma expedita, em qualquer desenho.
A caixa de diálogo de um "Menu" pode apresentar até 20 itens (miniaturas ou "slides" que retratam o bloco), contudo pode conter mais itens, se optarmos por incorporar várias páginas. Muito embora o "Menu" possa ser usado para esta funcionalidade, ele pode ser utilizado em formas mais avançadas se lhe incorporarmos "macros" ou expressões "diesel" ou mesmo código "lisp".

Expedição Auroras Boreais

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Este projecto visa a angariação de apoios que financiem uma parte da minha expedição fotográfica, mais concretamente os custos com a viagem e estadia, a Oslo na Noruega. Serão sete dias de permanência naquela zona do globo, em regiões onde as condições climatéricas são extremas. Contudo a luz das "Northern Lights" serão certamente uma boa recompensa para que eu possa produzir um timelapse que retrate o fenómeno e o possa apresentar a todos os Portugueses. Participa neste projecto! Existem várias contrapartidas para quem contribuir com donativos. Mais informação e contribuições em: PPL — Crowdfunding Portugal ou em: https://www.facebook.com/paulomspf

Prémio Timelapse Showfest Madrid 2015

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Foi com enorme satisfação que soube do prémio que me foi atribuído no festival internacional de timelapse em Madrid "Timelapse Showfest 2015" no passado dia 15 de Novembro. Havia concorrido com o vídeo na técnica de timelapse "Picos de Europa" que pode ser visto em https://vimeo.com/137128754 e foi-me atribuído o "Prémio do Público". Uma honra para mim, uma vez que este trabalho foi realizado para um publico muito particular, ou seja, todos aqueles que gostam de montanha e em especial para todos quanto gostam do contacto com a natureza. Mais informação em: http://www.timelapses.es/timelapseshowfest/?p=897

Gostaria ainda de agradecer a todas as entidades que patrocinaram a realização deste vídeo.

embed video plugin powered by Union Development

Pormenorização em Revit Architecture

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Revit

detalhe revitA pormenorização em Revit tem sido muito discutida entre quem utiliza esta ferramenta de projecto. Há quem diga que afinal (nunca percebi muito bem a surpresa) o programa não pormenoriza convenientemente. É minha opinião que quem pensa desta maneira, pensa erradamente! A verdade é que o software não faz milagres ou não tem um "botão" dos pormenores onde se clica e tudo aparece. A realidade simplesmente me diz que há fomas de conseguir este nível, mas só depois de o utilizador decidir o nivel de pormenorização que deseja dar a cada projecto. É relativamente óbvio que não basta que o programa faça cortes e vistas instantâneas com base nos seus componentes, para que se pense que também desenha a pormenorização nessa extracção de peças desenhadas. O nível de detalhe tem de ser especificado pelo utilizador. Penso até que se foi criando uma ideia de "facilitismo" junto de quem distribui este software que levou a que os profissionais desta área, olhassem para o Revit, desta maneira.

Por outro lado é sabido que o Revit possui uma biblioteca muito extensa de pormenores e com base nestes elementos, poderemos obter pormenores com mais qualidade do que no AutoCAD, pelo simples facto de que esse detalhe é coerente em qualquer momento com as vistas ou cortes. A maior ou menor relativa facilidade com que se trabalham as familias, é muito importante na obtenção dos melhores resultados.

Só faz sentido que se detalhe determinados elementos, se eles forem visiveis numa vista de alçado, corte ou planta. Caso contrário basta que seja anexado um detalhe de AutoCAD numa vista de desenho (Drafting View) e liga-la directamente ao pormenor.

AutoCAD - Blocos dinâmicos

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Recentemente decidi produzir este vídeo, para demonstrar como se usam as funcionalidades paramétricas nos blocos de AutoCAD. Uma ferramenta que quando usada devidamente, proporciona automatismos nos blocos, idênticos aos "parameters" do Revit. Para quem pretende "dominar" o processo de criação de familias no Revit, deveria começar por aprender a usar estas funcionalidades no AutoCAD.

O vídeo pode ser visto aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=TlgS6M1wc_8

 

 

Edição de atributos em tempo real

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Os atributos (comando ATTDEF) são entidades do AutoCAD, que quando devidamente usadas, potenciam o desempenho do técnico que executa determinado desenho em projecto. Existem várias formas de os utilizar, nomeadamente e mais usual, inclui-los em blocos, em legendas automáticas, ou mesmo em campos de texto simples. De uma forma simples quando utilizamos esta ferramenta, colocamos o AutoCAD a fazer-nos perguntas através da caixa de diálogo que surge imediatamente aquando da sua inserção no ambiente gráfico. Uma dica muito util e que passo a descrever, prende-se com o facto de não necessitarmos de aceder á edição dos valores dos atributos, através de duplo click no bloco, ou usando o comando ( _eattedit ) Enhanced Attribute Editor. Recentemente passou a ser possivel editar o valor do atributo directamente no bloco. Para o efeito basta que usemos o comando ( _ATTIPEDIT ) ou a conjugação de teclas Ctrl + duplo clique com o botão esquerdo do rato, em cima da zona onde se encontra o valor que pretendemos modificar. No que respeita a alteração das propriedades do atributo, é sempre necessário edita-lo pela via clássica. Para experimentar esta dica, podem descarregar este ficheiro que contém um bloco com um atributo.

AutoCAD 2016 Start Tab

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

O AutoCAD 2016, cujo nome de código é (Maestro) introduziu algumas novidades que podem ser consideradas uma mais valia, para quem usa esta ferramenta de trabalho em projecto. Tentarei de hoje em diante retratar algumas delas, começando por uma novidade que tem a ver com a inclusão da "Start Tab" que pode ser incomodativa para quem não gosta de complicações ao nivel da iniciação do programa. Quem pretender desligar esta funcionalidade basta que execute na linha de comandos "STARTMODE". Por defeito ela surge ligadae como tal o valor desta variável é 1, sendo que no valor 0 não surgirá.

Duplo click não funciona no AutoCAD 2016

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Para todos aqueles que têm tido problemas aquando da passagem do AutoCAD 2015 para 2016, nomeadamente o facto de não conseguirem executar os ficheiros directamente, para iniciação do programa, aqui fica a solução. Na maioria das vezes a associação ao DWG Launcher não é a resolução, nem tão pouco a associação do tipo de ficheiro ao acad.exe. É claro que esta forma de trabalho não é a correcta, no entanto para quem "teima" em ter este procedimento, é uma forma de resolver esta questão. O ideal é sempre iniciar o software e só depois abrir o ficheiro através de "Browse" ou arrastando-o para o ambiente do programa.

Deixo aqui o link para um ficheiro que configurei e que contém alterações para o registo do windows. Basta executar o correcto (AutoCAD 2016 ou LT2016).

Duplo click ACAD 2016 não funciona

 

 

Timelapse - Portugal Night Skies

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Este trabalho foi desenvolvido ao longo de quase três anos e para o efeito foi necessário registar planos de timelapse em locais de pouca poluição luminosa. Um agradecimento especial aos meus amigos Jorge Santos, Paulo Santos, Manuel Marques, António Mota e Ricardo Leal pela paciência que sempre aparentaram, quando estiveram comigo nos momentos de registo nocturno. Longas horas de espera e muita dedicação foram necessárias. Muitos momentos de convivio existiram. Muitas histórias há para contar sobre os locais onde estive. Espero que gostem do vídeo e acima de tudo que sejam capazes de imaginar a dimensão do universo. Esta foi a minha intenção ao realizar este timelapse. Para mim estas fotografias são pontes para o infinito.
“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.” - Carl Sagan

Share

embed video plugin powered by Union Development