No meu site pessoal encontrará diversos temas relacionados com a minha actividade profissional, nomeadamente o AutoCAD, o Revit e o Civil 3D, bem como de lazer, como por exemplo a fotografia e o timelapse. Participe!

Timelapse - São João no Porto

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

[...]Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de junho.
São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser um santo casamenteiro. A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é no Porto, onde o dia 24 de junho é um feriado municipal. Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.[...]
Porque no dia de Santo António, festejava o meu aniversário, só restou mesmo o dia de São João!
Mais trabalhos em: vimeo.com/ptimelapse/videos
A minha plataforma dedicada ao timelapse pode ser vista em: ptimelapse.pt

Share

embed video plugin powered by Union Development

Civil 3D - Nuvens de Pontos

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Civil 3D

Uma novidade introduzida recentemente no Civil 3D foi a capacidade para "trabalhar" com nuvens de pontos. Actualmente existem equipamentos que permitem o registo de nuvens de pontos, que retratam por exemplo uma superficie tridimensional, o interior de uma habitação, um terreno natural, uma rua, etc. Na realidade é "retratar o mundo" com recurso a técnicas tridimensionais. A Autodesk publicou um tutorial que explica muito bem como se consegue a importação e adaptação de nuvens de pontos, de forma a conseguirmos o resultado final. Ver mais informação aqui: Nuvens de Pontos

Share

Sysvarmonitor

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Finalmente foi implementada no AutoCAD, uma funcionalidade (que já existia de uma outra forma) mas que agora é mais "user friendly" e que é essencial para quem trabalha de forma massiva com esta ferramenta de desenho. Estou a falar do comando "SYSVARMONITOR" que ao ser executado nos mostra uma caixa de diálogo onde podemos entre outras coisas, verificar se houve ou não alterações ás variáveis predefinidas e mais importantes do programa. Por exemplo uma situação que ocorre muitas vezes é aquando do encerramento inesperado do AutoCAD, ele não restaurar a variável por defeito "FILEDIA". Uma situação que impossibilita por exemplo, não podermos fazer "browse" á procura de ficheiros CAD. Pois bem, a partir da versão 2016, tudo isto é de mais fácil controlo, através desta caixa de diálogo muito simples e intuitiva. Basta fazer "reset" ás variáveis e tudo volta ao seu estado normal. Inclusive estas variáveis podem ser constantemente monitorizadas e sermos informados aquando de uma alteração inapropriada. Junto anexo duas imagens ilustrativas destas caixas de diálogo.

        

Timelapse "Porto In Motion" Notícia no Publico

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Noticia Timelapse Porto In MotionO Porto em timelapse é ainda mais emocionante, quem o diz é o Publico.

[...] É desenhador projectista, mas a sua vida não é só AutoCAD e Revit. Paulo Ferreira gosta de nos mostrar o mundo em movimento. Nos tempos livres, dedica-se a aprimorar a técnica de "timelapse". Assim, pelos seus olhos, já exploramos montanhas, ribeiros e planícies no Parque de Natureza de Noudar e no Parque Natural do Alvão (vídeo premiado no festival de cinema Finisterra em Sesimbra), mas também localidades, da vila de Marvão à cidade do Porto, que Paulo já documentou por duas vezes.[...]

A noticia pode ser lida por completo aqui: O Porto em timelapse

Timelapse - Noudar Magical Place

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

 

O Parque de Natureza de Noudar é um local que já visito há alguns anos e durante o ultimo workshop que realizei para o Fotoadrenalina, surgiu a ideia de produzir um timelapse que reunisse alguns dos melhores planos que possuo. Chegou a hora de dar a conhecer esse trabalho. O Parque de Natureza de Noudar localiza-se na Herdade da Coitadinha, por ‘detrás-dos-montes’ entre o serpenteado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega, encaixado entre cumes e colinas na proximidade da vila de Barrancos (Alentejo, Portugal). O caminho desde a entrada do Parque até ao castelo de Noudar, atravessa uma extensa área de montado de azinho que termina com vista majestosa para a confluência das duas linhas de água. Percorrendo a pé antigos trilhos e caminhos de terra vão-se descobrindo outras histórias, os fundos dos vales onde descansam moinhos-de-água, bosques selvagens em encostas que escorregam para os rios, cristas rochosas que se erguem acima de toda a paisagem.

embed video plugin powered by Union Development

Timelapse - Porto In Motion

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Timelapse - Porto In Motion from ptimelapse on Vimeo.

  O Porto é uma cidade que me fascina e motiva para o registo de fotografia e em especial do timelapse. Há cerca de 6 meses atrás, produzi o timelapse "O'Porto" visivel em vimeo.com/106545628. Logo após a sua publicação fiquei com a sensação de que era preciso mais. Era necessário ir a locais onde normalmente não se vai. Era necessário fotografar dos seus pontos mais altos, conseguindo com isso uma perspectiva diferente. Pese embora alguns contratempos, consegui terminar este trabalho. Para a concretização deste video, foi necessário registar cerca de 10420 fotografias, percorrer algumas ruas da cidade de metro em metro, subir a edificios altos quer por elevador, quer pelas escadas, carregar bastante equipamento (nomeadamente máquinas fotograficas e diversas objectivas) o Stage One e Stage R. Foi necessário viver alguns momentos hilariantes, outros nem por isso...houve oportunidade para falar com pessoas que mesmo estando nesses espaços, nunca tinham "olhado" para a cidade a partir desses locais... mas mesmo depois de tudo isto o mais importante é o resultado final. E esse resultado está aqui disponivel para quem gosta de ver o tempo e os momentos numa perspectiva diferente. Como alguém que muito prezo dizia há alguns dias atrás, "...o tempo somos nós que o fazemos...". Aqui fica o "meu tempo" dedicado ao Porto.
embed video plugin powered by Union Development

Ligar e desligar plantas sobrepostas

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Revit

De entre os muitos recursos que o Revit possui, existem bastantes que são importantes e indispensáveis para a criação das diversas vistas. Neste caso em concreto vou falar de um deles, designadamente a opção gráfica "Underlay" ou em português “Subjacente”, que nos permite mostrar um objecto ou desenho por exemplo de um pavimento inferior ou superior de forma sombreada, tendo por objectivo auxiliar a criação de paredes ou colocação de algum objeto que se pretenda que esteja alinhado com uma forma estrutural qualquer. Por exemplo, é muito útil quando pretendemos "construir" paredes "em cima" de outras paredes do piso inferior ou recortar a abertura para uma escada proveniente do piso inferior.

Para utilizar esta funcionalidade, devemos estar na vista de uma Planta de Piso, para podermos mostrar o que esta abaixo ou acima da planta que estamos a usar. Para ativar a visualização gráfica de alguma planta (do tipo grayscale), basta aceder à caixa de propriedades "Properties" e mais abaixo clicar na caixa de verificação “Underlay”. Por defeito, deve estar activa a opção "None" e para ativar a visualização de alguma planta é só escolher de entre as opções disponíveis neste campo, ou seja, todas as vistas em planta do projeto em curso.

Nas imagens seguintes é possível verificar a utilização das duas opções (None ou Piso).

underlay nenhum nivel

Na imagem anterior, a funcionalidade "Underlay" está desligada, pelo que não é visível qualquer planta sobreposta no Level 2

underlay nivel 1

Na imagem anterior é possivel visualizar a funcionalidade "Underlay" activa, pois mostra o Level 1 sobreposto com o Level 2.

Esta é pois uma dica que aumenta a produtividade, aquando da execução de plantas onde é necessário visualizar o que está imediatamente acima ou abaixo do Level activo.

AutoCAD - OFFSETGAPTYPE

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Uma novidade recentemente introduzida no AutoCAD foi a possibilidade de realizar o comando "Offset" ao mesmo tempo que fazemos um "Fillet" ou "Chamfer" de vários tipos. Falo por exemplo da variável OFFSETGAPTYPE que pode assumir 3 valores: 0, 1 ou 2. O valor zero não acarreta nada de maior quando usamos o comando "Offset". Já nos valores 1 ou 2 a coisa muda de figura. Por exemplo se definirmos o valor 1, quando usamos o "Offset" ao mesmo tempo estamos a fazer um "Fillet" com o raio do mesmo valor do Offset. No outro valor da variável (dois) o "Offset" é feito com a adição de um "Chamfer" de valor igual ao valor do Offset que pretendemos usar. Em algumas situações pode ser muito valiosa esta funcionalidade. O AutoCAD tem vindo a evoluir no sentido de ser capaz de "adivinhar" o que o utilizador pretende fazer, á semelhança de outros programas na área do BIM. Espero que este seja um dos primeiros passos nesse sentido. Até breve.