No meu site pessoal encontrará diversos temas relacionados com a minha actividade profissional, nomeadamente o AutoCAD, o Revit e o Civil 3D, bem como de lazer, como por exemplo a fotografia e o timelapse. Participe!

Timelapse - O'Porto

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Realizei recentemente um timelapse sobre a cidade do Porto e que pode ser visto no meu canal do vímeo. Trata-se de um trabalho onde quis mostrar a cidade do Porto de uma perspectiva diferente. Este trabalho esteve a concurso no Awardeo onde ficou na 3ª posição a par de outros trabalhos de maior visibilidade nomeadamente curtas metragens de autores reconhecidos internacionalmente.
embed video plugin powered by Union Development

Timelapse - Palácio da Bolsa

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

Realizei recentemente um timelapse para o Palácio da Bolsa que pode ser visto no canal do vímeo (mais qualidade de imagem) ou na minha página dedicada ao timelapse que faço em Portugal e cujo endereço é www.ptimelapse.pt. Desta vez e no seguimento do desafio lançado, tratou-se de representar um tema cuja dificuldade é elevada na medida em que envolve planos de interior e nem sempre temos liberdade para fotografar grandes planos. Mesmo assim penso que o timelapse resultou muito bem. De referir e salientar o facto de ter usado uma técnica que dá pelo nome de hyperlapse (em cima do tabuleiro da Ponte Dom Luís I) e que permitiu um deslocamento horizontal muito elevado e com uma rotação em torno do ponto de focagem (o relógio do Palácio da Bolsa). Mais projectos estão em curso. Siga-me no facebook em https://www.facebook.com/paulomspf ou em https://www.facebook.com/ptimelapse

embed video plugin powered by Union Development

AutoCAD - Trusted locations

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Profissional

Neste tópico irei abordar uma novidade no AutoCAD 2015 que surge na caixa de diálogo referente ás opções do programa. Designa-se "Trusted locations" e serve para definir o local ou locais onde por exemplo, temos os pequenos programas ou "rotinas" que usamos no dia-a-dia. Nesta versão do AutoCAD, há necessidade de definir este local, caso contrário surgirá um alerta aquando do carregamento de um programa ou "rotina", dizendo que esse utilitário não é fidedigno. A forma de ultrapassarmos esta questão é "dizer ao programa" que o local onde temos os nossos utilitários é uma pasta de confiança. Basta para o efeito colocar esse caminho nas "options" tal como mostro na imagem anexa.

Timelapse - Moving People

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em Timelapse

 

Chegados que são os meses de verão e porque tenho mais disponibilidade e tempo livre para o meu hobby, venho dar conhecimento de que recentemente realizei um timelapse para a plataforma ptimelapse.pt e cujo vídeo pode ser visualizado aqui (para mais qualidade): https://vimeo.com/100946847

Trata-se de um timelapse que pretende mostrar o movimento das pessoas no seu dia-a-dia, quer seja na sua actividade profissional, quer seja em lazer. Espero que todos aqueles que gostam  do timelapse ou se interessem por esta técnica possam usufruir deste trabalho realizado a titulo pessoal. De realçar ainda o facto de que a maioria dos planos de timelapse foram realizados com recurso ao já habitual "Stage One" da Dynamic Perception, pois só este equipamento proporciona um tão bom resultado em termos de motion.

embed video plugin powered by Union Development

Objectos paramétricos

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Neste pequeno tutorial vou abordar uma ferramenta que já existe no AutoCAD há bastante tempo e nem sempre é usada por quem desenvolve desenho técnico. Falo por exemplo das ferramentas paramétricas e neste caso vou abordar especialmente a opção "Dimensional Constraints" - "Diameter".

Esta funcionalidade permite, por exemplo, criar uma circunferência que depende de outra, para determinar o seu diâmetro. Para conseguirmos este resultado, faremos o seguinte:

As dimensões que irei mencionar são meramente uma referência, sendo que cada um irá optar por segui-las ou usar medidas próprias em função das unidades de desenho preferidas (mm, m, ", etc). No meu caso opto por referir unidades baseadas no milímetro.

  1. Começamos por desenhar dois circulos, um com diâmetro de 500 e outro com diâmetro de 750 tendo por base o mesmo centro geométrico.
  2. De seguida vamos ao menu "Parametric" -> "Dimensional Constraints" -> "Diameter" ou o comando _DcDiameter (escrito directamente na linha de comandos, que será a mesma forma para aceder a esta funcionalidade). Uma vez escolhida esta opção selecionamos o circulo interior e quando surge a dimensão (na realidade, um "parameter" ou parâmetro) "picamos numa zona qualquer dentro circulo de forma a posicionar o parâmetro, tal como nas imagens em baixo, sendo que irá surgir a designação "dia1=500".
  3. O próximo passo prende-se com a possibilidade de o circulo exterior ser "inteligente" e mudar em função do valor do diâmetro referente ao circulo interior. Para o efeito e uma vez mais vamos ao mesmo menu ou escrevemos directamente  na linha de comandos _DcDiameter e colocamos o "parameter" (parâmetro) referente a este, ou seja irá surgir a designação "dia2=750". Temos quase tudo o que necessitamos, no entanto teremos de fazer uma alteração do parâmetro "dia2" para que ele se torne uma função e reflita o que pretendemos produzir no nosso desenho, com o máximo rigor e funcionalidade tipica do AutoCAD.
  4. Uma vez chegados a esta etapa vamos então escrever a função (muito simples, mas muito eficaz) de forma a conseguirmos o resultado desejado. Bastará então que editemos o "parameter dia2" e para o conseguirmos clicamos duas vezes em cima dele ou depois de selecionado vamos ás propriedades e temos a possibilidade de alterar o seu valor. Uma vez aqui, colocamos  então a seguinte função: dia2=2*dia1
  5. Desta forma estamos a dar a indicação ao AutoCAD de que o valor do diâmetro do circulo 2 será 2 vezes superior ao diâmetro do circulo 1, ou seja, terá 1000 unidades, se o valor do circulo 1 for 500. Se alterarmos o valor do primeiro, o segundo será automáticamente actualizado, em função do primeiro.
     

 Nota: A aparente alteração na dimensão (ultimas figuras do lado direito) do circulo interior em relação às restante imagens não está correcta, uma vez que as figuras têm o mesmo tamanho vertical, logo e como o circulo exterior ficou maior, toda a imagem sofreu uma redução e por isso a aparente diminuição do circulo interior. Na realidade só o circulo exterior alterou o seu valor para 1000 unidades.

AutoCAD 2015 - Colortheme

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

 

Os utilizadores do AutoCAD 2015 podem alterar a cor do seu programa de uma maneira rápida e prática. Há quem goste de ambientes claros e há quem goste de escuros. Para o efeito bastará alterar a variável "COLORTHEME". Os valores possiveis são 0 e 1. Com o valor zero o ambiente é escuro. No valor 1 o ambiente é claro. Basta escolher qual é que mais gostam. Escrevam na linha de comandos "COLORTHEME" e de seguida alternem entre 0 e 1. Junto imagem para mais facil interpretação.

Sigam as novidades no forum do site em: www.pauloferreira.pt/forum

Ajudem e peçam ajuda sempre que tiverem dúvidas neste programa que a cada nova versão surge com mais ferramentas e na maioria das situações os utilizadores mais antigos não as conhecem, caso não optem por fazer "reciclagem" através de formação.

 

AutoCAD 2015 - Novidades

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

AutoCAD 2015Novidades na versão 2015 do AutoCAD. Algumas novas funcionalidades são excelentes...outras...nem por isso! Numa panóplia de software que cresce em cada ano, ainda não deu para perceber muito bem o verdadeiro rumo da Autodesk. Apesar de o software de BIM ser o mais recomendável, numa óptica de mudança de acordo com o novo paradigma na área de projecto, não se entende porque razão mantém ainda a Autodesk alguns tipos de "softwares". Porque razão a Autodesk, aposta em evoluir o AutoCAD, quando toda a "gente" apregoa o seu fim?... É uma contradição, não é? Pessoalmente tenho a minha opinião, mas não é a hora de a revelar. O que interessa neste momento é tirar partido do software como ferramenta potente que é no desenho técnico.

Nota pessoal:

A maioria dos utilizadores do AutoCAD não faz formação (ou reciclagem) com a regularidade necessária, daí ser fundamental que após todos estes anos e depois de vários upgrades ao software, sentirem a necessidade de acompanhar as novas tendências e tomar conhecimento das novas funcionalidades que entretanto foram implementadas. Não faz sentido dizer-se que o AutoCAD está obsoleto, quando depois não se tem conhecimento das ferramentas de produtividade que entretanto foram embebidas no programa. Relembro ainda que para se avançar para o BIM há aspectos que são fundamentais e deverão ser tidos em conta, nomeadamente as bases do desenho técnico que passam evidentemente pelo AutoCAD.

Listagem de layers no AutoCAD

Escrito por Paulo Ferreira. Publicado em AutoCAD

Sempre que temos necessidade de usar a listagem de layers presente no AutoCAD, podemos agrupar essa informação, exportando-a para uma folha de excel, ou mesmo inseri-la directamente na área gráfica do programa. A forma de fazer isto é recorrer á função do windows "Copy"  Ctrl + A ou botão direito do rato e escolhemos Select All e colamos numa folha de excel (Ctrl+V) ou na área gráfica do AutoCAD usando o botão direito do rato e escolhemos "Clipboard -> Paste" que é igual a Ctrl + V. A listagem surge em forma de texto do tipo "Multilinha" que pode ser editado posteriormente, para asssumir a forma e a informação que pretendemos.